NUMERAL 1

Este plano de aula do numeral 1 é projetado para ajudar os alunos a desenvolverem uma compreensão sólida do número 1 e suas propriedades.

Objetivo da aula: Os alunos serão capazes de reconhecer, escrever e contar o número 1. Eles também serão capazes de identificar o número 1 em contextos do dia a dia.

Materiais Necessários:

• Cartazes ou imagens do número 1.
  • Papel e lápis/canetas coloridas.
  • Objetos pequenos para contar (por exemplo, botões, contas ou blocos de construção).

Duração da Aula: Aproximadamente 45 minutos.

Atividades da Aula:

1. Introdução (10 minutos): Comece a aula com uma breve discussão sobre números. aos alunos o que eles sabem sobre os números e se já ouviram falar do número 1. Mostre um cartaz ou imagem do número 1 e explique que hoje vocês vão aprender tudo sobre o número 1 pergunte.
  2. Identificando e Escrevendo o Número 1 (10 minutos): Peça aos alunos que peguem seu lápis e papel. Mostre o número 1 no quadro ou cartaz e peça a eles que tentem escrevê-lo em seus papéis. Incentive-os a traçar o número 1 várias vezes até se sentirem confortáveis ​​com sua forma.
  3. Contando até 1 (10 minutos): Mostre uma única ficha ou objeto pequeno para cada aluno. Peça a eles que contem em voz alta até 1 mostrar enquanto o objeto. Por exemplo, “1 botão”. Faça isso várias vezes, envolvendo diferentes objetos para manter o interesse deles.
  4. Círculo dos Números (5 minutos): Faça um círculo com os alunos. Comece com um aluno e conte juntos até 1, passando um objeto ou bola de um aluno para outro. Repita isso algumas vezes até que todos os alunos tenham tido a chance de contar até 1.
  5. Aplicação do Número 1 (5 minutos): Mostre aos alunos várias imagens ou objetos do cotidiano que tenham o número 1 neles, como uma única maçã, uma única flor, um único lápis, etc. sempre que identificarem o número 1.
  6. Avaliação (5 minutos): Faça algumas perguntas simples para verificar o entendimento dos alunos, como “O que é o número 1?”, “Você consegue escrever o número 1?” e “Onde você vê o número 1 no cotidiano?”.
  7. Atividade de Casa (opcional): Se desejar, atribua uma atividade simples de casa, como pedir aos alunos que desenhem uma imagem que contenha o número 1 ou que encontrem algo em casa com o número 1 e tragam para compartilhar na próxima aula.

Lembrando que esta é uma aula introdutória para o número 1, e os conceitos podem ser expandidos e reforçados ao longo do ano, à medida que os alunos progridem em sua compreensão dos números e da matemática. Adaptar o plano de aula às necessidades individuais dos alunos é fundamental para o sucesso da aprendizagem.