Sílabas juninas

As Sílabas juninas são sugestão de atividades que auxiliam seu aluno na leitura e escrita.

1. Caça-palavras: Crie um caça-palavras com palavras relacionadas às festas juninas, como “pamonha”, “fogueira”, “quadrilha” e “balão”. às Peça crianças que encontram as palavras escondidas no quadro de letras.
  2. Jogo de memória: Faça um jogo de memória com cartas decoradas com elementos juninos, como chapéus de palha, bandeirinhas e milho. As crianças devem virar as cartas e encontrar os pares correspondentes.
  3. Pintura em papel de seda: Forneça aos alunos papel de seda colorido, tesoura e cola. Peça-lhes que recortam formas relacionadas a festas juninas, como fogueiras, balões ou espigas
  4. Rima junina: Escreva palavras juninas em cartões separados e divida as crianças em grupos. Dê a cada grupo um cartão e peça-lhes que encontrem uma rima para a palavra. Eles podem apresentar suas rimas para o resto da aula.
  5. Jogo de adivinhação: Prepare uma lista de charadas relacionadas às festas juninas, como “Sou amarelo e adoro ser cozido. Quando estouro, fico branquinho e gostoso. O que sou?” (Resposta: milho). Deixe as crianças adivinharem as respostas e discutirem suas escolhas.
  6. Dança das fitas: Ensine às crianças uma dança tradicional de fitas, em que cada participante segura uma fita colorida e dança em círculo, entrelaçando as fitas conforme a música. Isso pode ajudar a promover a coordenação motora e a socialização.
  7. Quebra-cabeça de palavras: Crie quebra-cabeças com palavras relacionadas às festas juninas, onde as crianças precisam juntar as sílabas ou letras para formar as palavras corretas. Por exemplo, você pode fornecer a palavra “bandeirinha” dividida em sílabas ou letras embaralhadas, e as crianças devem rearranjá-las corretamente.

Essas atividades permitem que as crianças se envolvam de forma interativa e lúdica com o tema das festas juninas, facilitando o aprendizado e a compreensão dos elementos culturais dessa celebração.